CTR Gestão Empresarial

Captação de Recursos e Investidores

Captação de recursos e investidores

Como obter capital?

Todo e qualquer negócio, em algum momento da sua existência vai necessitar de aporte de capital. Seja no seu nascimento, seja para buscar novos mercados e produtos ou mesmo para sobreviver. A questão que se apresenta agora é: Uso recurso próprio (se houver) ou procuro capital de terceiros? Qual é a melhor das opções? (mais)

Quando não possuímos recursos próprios ou quando não queremos descapitalizar, devemos recorrer à captação de recursos de terceiros, de forma a minimizar o custo de capital e, assim, aprovar um maior número de projetos com rentabilidade positiva. Para realizar esta ação com segurança deve-se fazer uma análise criteriosa sobre a concessão do crédito junto a uma instituição financeira como bancos comerciais e múltiplos, financeiras, investidores e bancos de investimento. De acordo com o INEPAC (Instituto de ensino e pesquisa em administração) os empréstimos bancários representam para o Brasil 62% de seu ativo circulante, indicando que o relacionamento com as instituições financeiras deve ser realizado de forma planejada sendo essencial para o sucesso dos negócios.

Segundo Adalberto (2007) “Quanto maior o risco apresentado pelo tomador maior será a taxa de juros e a exigência de garantias por parte da instituição financeira”. Isto acontece porque os bancos, de acordo com a legislação, têm que provisionar junto ao Banco Central um percentual em relação às operações de créditos concedidas considerando o risco.

Para aumentar as chances de sucesso na concessão de empréstimos, ou ainda, para que os empréstimos sejam concedidos a uma taxa de juros baixa, é necessário que a empresa requisitante forneça estudos e documentos que comuniquem suas estratégias empresariais e planejamento de forma técnica, clara e profissional, dando tranquilidade e segurança para os investidores e/ou instituições financeiras que realizarão a operação.

Nós ajudamos a sua empresa a:

  • Analisar as possibilidades e decidir a melhor estrutura de capital para o seu negócio;
  • Dimensionar o volume de recursos necessários bem como as suas negociações (prazos, taxas etc.);
  • Elaborar a estratégia para o uso inteligente e cirúrgico dos recursos recebidos;
  • Elaborar os estudos, planos e documentos necessários para captação dos recursos.
  • Realizar a reestruturação de uma dívida já existente;
  • Alongar o perfil da dívida;
  • Refinar passivos tributários;
  • Renegociar dívidas já assumidas.

Desenho de projetos para fundos de investimento e bancos – Tenho uma excelente ideia, e agora?

Muitos empresários ou empreendedores possuem boas ideias sobre negócios que acreditam ser lucrativos (e muitas vezes realmente são), porém, em diversas ocasiões eles não possuem todos os recursos financeiros necessários para a materialização da ideia e/ou para fazer o estudo de viabilidade. O que fazer? Buscar investidores que serão sócios do negócio ou ainda, captar recursos através de empréstimos. (mais)

Neste momento a CTR Consulting assessora empreendedores e empresários a desenharem e encaminharem projetos que serão utilizados na captação destes recursos. Os projetos visam profissionalizar a captação do recurso, diminuindo os riscos para ambos os lados e minimizando o custo de obtenção deste capital.

As características e complexidade do projeto variam de acordo com diversas premissas, entre elas: a quantidade de recursos necessários, o histórico da empresa (se já existe ou se é uma start up), o tipo de mercado (imobiliário, entretenimento, e-commerce etc.) entre outras variáveis que direcionam a estrutura do plano bem como o tipo de investidor que deverá ser procurado.

Um empreendedor ou empresa que recebem aporte de capital podem fazer mal uso dos recursos, gerando prejuízos significativos para si próprio e também para aqueles que fizeram a aposta na ideia/negócio. O motivo para que planos sejam criados é minimizar este risco para ambos os lados.

Com experiência em negócios de até 200 milhões de reais, a CTR Consulting fornece toda a orientação para que o empreendedor ou o empresário possa criar um plano profissional e técnico, seja ele direcionado a investidores ou instituições financeiras.

Análise de viabilidade de projetos – Seu projeto de negócio é viável?:

O principal elemento que justifica a existência de uma empresa é a geração de lucro. Para os investidores, porém, não basta que o projeto tenha um resultado positivo. Para um projeto de desenvolvimento ser atrativo, é preciso que a quantidade de lucro gerada, ou seja, o retorno sobre o investimento (ROI) seja melhor do que aquele que a empresa poderia obter com outros investimentos, por exemplo, aplicando no mercado financeiro. Portanto, a essência da avaliação econômico-financeira é medir o retorno do projeto de maneira comparável com outros investimentos. Nós fazemos isso para a sua empresa. (mais)

O primeiro passo para a realização da análise econômica é a montagem do fluxo de caixa, isto é, a definição do fluxo de entradas e saídas de dinheiro durante o ciclo de vida planejado para o produto ou para a empresa, seja ela uma start up ou uma empresa já em funcionamento.

Analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto significa estimar e analisar as perspectivas de desempenho financeiro do produto resultante do projeto. Essa análise é de certa forma iniciada na própria definição do negócio, na fase de planejamento estratégico da empresa ou produto.

Em geral, a análise de viabilidade econômica de uma empresa e/ou investimento está contida no plano de negócios e costuma apresentar indicadores como ROI (retorno sobre o investimento), TIR (taxa interna de retorno), Pay-Back (tempo em que o dinheiro será recuperado) e taxa de atratividade (prêmio pago para o investidor) entre outros.

A CTR Consulting realiza a análise de viabilidade de projetos para:

  • Empresas startup;
  • Empresários que desejam investir recursos próprios em empresas já existentes;
  • Empresários que desejam capitar recursos externos para empresas já existentes;
  • Compra e troca de equipamentos;
  • Investimentos em propaganda e publicidade;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Ampliação da capacidade produtiva;
  • Análise de opções de ativos;
  • Necessidades específicas do seu negócio.

Antes de investir, minimize os riscos – faça as contas. Segurança e inteligência ao fazer negócios.

Agenciamento de projetos – Broker – Se o seu negócio é bom, nós buscamos os investimentos:

Se a sua empresa já possui um projeto de captação de recursos, nós fazemos a análise de viabilidade do negócio e se a ideia/negócio forem classificados como viáveis, realizamos também o agenciamento para a captação de recursos (angels, investidores capitalistas, private equity ou instituições financeiras convencionais). (mais)

Caso deseje avaliar o seu projeto, basta entrar em contato conosco para assinatura do termo de confidencialidade e posteriormente, nos enviar o sumário executivo para análise através do e-mail: contato@ctrconsulting.com.br.